Publicado em / por Rede Silvestre / em Dicas, Imprensa

SOPAS INDUSTRIALIZADAS X SOPAS CASEIRAS

Com a correria do dia a dia e tantos compromissos a serem cumpridos, muitas vezes não temos tempo de cozinhar nada e optamos por alimentos prontos devido à sua rapidez e praticidade. Dentre esses alimentos, as sopas instantâneas têm sido muito consumidas como alternativa à cozinha.Porém, essa praticidade pode trazer alguns prejuízos à saúde.

Sopas industrializadas contêm, por exemplo, grande concentração de sódio. Segundo a Doutora Lúcia Flávia Carpilovsky, endocrinologista do Hospital Silvestre, “o sódio é um mineral muito importante para o organismo, mas a nossa necessidade diária é pequena, cerca de 2,4g por dia. Ao ser ingerido em excesso, pode causar o aumento da pressão arterial, levando até mesmo a infarto ou AVC”.

Além da hipertensão, o consumo em excesso do sódio pode causar pedras nos rins e, inclusive, insuficiência renal. Aumenta, ainda, as chances de doenças autoimunes, agrava a osteoporose, afeta o paladar, acelera o envelhecimento e retém líquido, podendo provocar sobrepeso e obesidade.

Por fim, algumas sopas prontas possuem gordura saturada para realçar o sabor, além de conservantes e aditivos que promovem ganho de peso.

Portanto, aposte sempre nas sopas feitas em casa. Legumes frescos e temperos naturais são melhores em termos nutricionais.

Fonte: Matéria publicada na Revista Sopas Que Curam, com participação da Dra. Lúcia Flávia Carpilovsky, endocrinologista do Hospital Adventista Silvestre.

Tags: