Procedimentos por vídeo chegam ao Brasil e auxiliam em diagnósticos de problemas pulmonares

por | 23/11/2020 | Informativos

Os métodos pioneiros, oferecidos pelo Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro, reduzem o tempo de internação e aceleram a descoberta de doenças como o câncer.

O Hospital Adventista Silvestre, no Cosme Velho, zona sul do Rio de Janeiro, está inaugurando dois procedimentos inéditos: a broncoscopia e o vídeo mediastinoscopia. Focados em diagnóstico de problemas pulmonares, são dois métodos que foram trazidos ao Brasil para revolucionar os diagnósticos de doenças por vias áreas, utilizando o vídeo para os exames.  Na broncoscopia, a rede mantém a única equipe com experiência no procedimento e material necessário, auxiliando no diagnóstico de câncer de pulmão. Os procedimentos têm a vantagem de serem minimamente invasivos, proporcionando que o período de internação seja curto e a alta possa acontecer no dia seguinte ao da cirurgia. A técnica por vídeo proporciona aumento importante na segurança do procedimento.

O vídeo  mediastino (espaço existente entre os dois pulmões que comporta estruturas como a traqueia, o coração, o esôfago, o timo e parte dos sistemas nervoso e linfático)  é indicado para casos de suspeita de neoplasias torácicas e também para a realização de linfadenectomia  mediastinal.  Já a broncoscopia é realizada por exame visual direto da laringe e das vias aéreas através de um tubo de visualização. Trata-se de uma ‘endoscopia respiratória’ e utiliza aparelhos flexíveis principalmente para diagnósticos e equipamentos rígidos para intervenções cirúrgicas endoscópicas minimamente invasivas.

O Serviço de Endoscopia Respiratória e Vias Aéreas do Hospital Adventista Silvestre é integrado por cirurgiões de tórax experientes, especialistas em cirurgia torácica e endoscopia respiratória. Uma equipe multidisciplinar que utiliza modernos equipamentos de broncoscopia flexível e rígida, contando com laser e criobiópsias, com mais segurança e efetividade dos procedimentos. Os pacientes prioritários são os que passam por investigação diagnóstica para problemas pulmonares, pacientes com alterações das vias aéreas e os que estão em tratamento no Núcleo de Oncologia Silvestre.

View all posts

Outros Posts

Arquivo de Posts