Residência Médica 2023
O Programa de Residência do Hospital Adventista Silvestre é reconhecido desde os Anos 70.
HISTÓRIA
O Hospital Adventista Silvestre, ao longo dos seus quase 80 anos de história, sempre contribuiu na formação e no desenvolvimento médico tanto no Rio de Janeiro, quanto no Brasil. Muitos dos mais renomados especialistas em suas áreas tiveram sua formação parcial ou completa feita no Hospital.
O Adventista Silvestre foi inaugurado no ano de 1948 como um sanatório com 60 leitos. Foi crescendo e se destacando na cidade do Rio de Janeiro, inclusive como o primeiro hospital a oferecer seguro de saúde aos seus usuários. Nos anos 70, o programa de residência médica do Hospital Adventista Silvestre foi reconhecido pelo Conselho Regional de Medicina; a partir da criação e estabelecimento do programa de residência médica pelo ministério da Educação e da Saúde, essa iniciativa foi reconhecida.
Ao longo desses anos, a residência médica do hospital contemplou diversas áreas de atuação, dentre elas: Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Videolaparoscópica, Clínica Médica, Geriatria, Nefrologia, Neurocirurgia, Oftalmologia e Pediatria.
CLASSIFICAÇÃO GERAL
Clique abaixo no documento desejado:
– Classificação Geral – Anestesiologia
– Classificação Geral – Cirurgia Geral
– Classificação Geral – Clínica Médica
Informações da 2ª Fase:
Clique para as Informações da 2ª Fase
Clique para ver Convocados Anestesiologia
Clique para ver Convocados Cirurgia Geral
Clique para ver Convocados Clínica Médica
ERRATAS:
Clique aqui para ver Convocados Anestesiologia (errata)
Clique aqui para ver Convocados Cirurgia Geral (errata)
Clique aqui para ver Convocados Clínica Médica (errata)
PERÍODO DE INSCRIÇÕES:
21/11/2021 até 13/01/2023
INSCRIÇÕES PRORROGADAS: ATÉ 17/01/2023
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
EDITAL – Residência médica 2023
Clique ao lado e confira o Edital.
TREINAMENTO EM SERVIÇO
O programa de residência médica tem como objetivo a especialização do médico em uma área de atuação, através do treinamento prático supervisionado.
Os programas de residência médica possuem carga horária semanal de 60 horas, divididos entre atividades práticas, assistenciais e teóricas.
A presença do médico residente dentro do ambiente hospitalar, acompanhando a rotina de enfermaria, centro cirúrgico e ambulatório são fundamentais para a evolução técnica e profissional do médico. Além disso, o contato com o paciente e seus familiares desenvolve a parte humana fundamental na comunicação e na criação da relação médio paciente.
“Aquele que estuda medicina sem livros está navegando em um mar desconhecido, mas aquele que estuda medicina sem pacientes sequer está chegando ao mar.”
William Osler